Imprimir

Imprimir Notícia

27/01/2022 às 17:37

Cuiabá impõe regras e restringe uso de teste covid-19

Alline Marques

Com a falta de exames e até mesmo dos insumos para a realização de testes de covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde publicou uma portaria para regulamentar o uso racional dos testes. Cuiabá, inclusive, sofre com a falta de material para atender à população que procura as unidades de saúde. No entanto, a problemática atinge até mesmo laboratórios particulares e farmácias devido ao expressivo aumento pela procura

De acordo com a Portaria Nº 009/2022/SMS, fica estabelecido que a utilização dos testes antígenos será priorizada para pacientes sintomáticos e para contatos próximos de casos positivos. “A pessoa que estiver sintomática e que testar positivo vai declarar no ‘Termo de Declaração e Consentimento’ os seus contatos próximos. Depois de 5 ou 6 dias da data da última exposição com o positivado, o contato deverá se dirigir a uma unidade de saúde levando o Termo de Declaração para realizar o teste”, explicou Flavia Guimarães, gerente de Vigilância Epidemiológica.

Leia também: Em menos de um mês, testes para covid-19 aumentam 853% em Cuiabá

Outra orientação é sobre o tempo de isolamento, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde. A recomendação é de que não precisa de um segundo teste para verificar se a pessoa negativou.

Serão necessários fazer o isolamento por 10 dias em caso de pacientes sintomáticos. No entanto, caso ainda apresente sintomas após este período, deverá resguardar-se e orientar-se com o médico, podendo retornar às atividades quando não tiver mais sintomas. Já para os assintomáticos, o isolamento deve ser de sete dias, podendo retornar às atividades no oitavo dia”, disse a gerente.

Apenas no mês de janeiro, foram distribuídos mais de 53 mil kits de testagem, sendo 46.800 para as unidades básicas de saúde. A SMS já está em fase de aquisição emergencial de 70 mil kits, com previsão de chegada da primeira leva no início da próxima semana. 
 
 Imprimir