Imprimir

Imprimir Notícia

03/02/2022 às 14:00

Fiocruz aponta crescimento nas taxas de ocupação de leitos de UTI em MT

Denise Soares

Mato Grosso e outros 12 estados apresentam aumento nas taxas de ocupação de leitos de UTI covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS). É o que aponta um levantamento feito entre os dias 24 e 31 de janeiro pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta quinta-feira (3).
 
Segundo a publicação, Mato Grosso apresentou taxa de 91% em internações de leitos de UTI. Cuiabá está na lista da zona de alerta crítico com 92%.
 
No total, 13 estados apresentam aumento das taxas de ocupação e nove Unidades Federativas estão na zona de alerta crítico com indicador superior a 80%.
 
Entre as 25 capitais com taxas divulgadas, 13 estão na zona de alerta crítico, nove estão na zona de alerta intermediário e oito estão fora da zona de alerta.
 
Diante desse cenário, a Fiocruz reforça como fundamental a necessidade de avançar com a vacinação, incluindo a exigência do passaporte vacinal.
 
Os pesquisadores também sugerem a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais públicos, campanhas para orientar à população e o autoisolamento ao apresentar sintomas, evitando a transmissão.
 
Ainda, alertam que uma proporção considerável da população que não recebeu a dose de reforço, e a população não vacinada, são mais suscetíveis a formas mais graves da infecção com a Ômicron e voltam a sublinhar que a elevadíssima transmissibilidade da variante pode incorrer em números expressivos de internações em leitos de UTI, mesmo com uma probabilidade mais baixa de ocorrência de casos graves.
 
 Imprimir