Imprimir

Imprimir Notícia

13/02/2022 às 10:58 | Atualizada: 13/02/2022 às 11:22

Negacionismo é o principal empecilho para avanço da cobertura vacinal, afirma Gilberto

Da Redação - Angélica Callejas / Da Reportagem Local - Denise Soares

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, declarou que o principal fator que tem dificultado o avanço da cobertura de vacinação em Mato Grosso é a propagação do negacionismo. A afirmação foi feita em entrevista ao Leiagora.

“Na cobertura, nós já temos mais de 70% da população que receberam as duas doses, mas essa onda de negacionismo que existe em relação à vacina, que é uma outra pandemia que ocorre paralelamente, dificulta o trabalho de todas as estratégias estabelecidas nos municípios”, pontuou o secretário.

A resistência de certa parte da população em acreditar na eficácia da vacina é resultado de opiniões e informações desencontradas, pronunciadas principalmente por autoridades e pessoas com muita visibilidade, afirmou Gilberto. “Todos os municípios estão encontrando dificuldade de convencimento da população”. 

Diante disso, o secretário declara que os esforços estão focados naqueles que acreditam na eficiência dos imunizantes. “Nós estamos focando nossa energia especialmente naqueles que querem viver, e não mais naqueles que querem morrer”.

Atualmente, de acordo com dados do Painel de Distribuição de Vacinas contra Covid-19, o Estado tem 65,96% de cobertura vacinal. Quanto às doses de reforço, até o momento somente 36,07% da população elegível procurou receber a terceira dose.
 
 Imprimir