Imprimir

Imprimir Notícia

12/02/2022 às 14:33 | Atualizada: 12/02/2022 às 14:37

Programa 'Melhor em Casa' promove aniversário de paciente de 102 anos

Priscila Mendes

Seu Horelino Alves da Silva comemorou o aniversário de 102 anos com direito a balões, bolo, chapeuzinho, velas, muito carinho e alegria, festa organizada pela Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar (Emad), vinculada ao Programa Melhor em Casa, da Prefeitura de Cuiabá. A celebração foi na casa dele, localizada no bairro Parque Atalaia I, na Capital. 

A comemoração singela foi a forma que a enfermeira responsável pelos atendimentos da região Sul, Silbene de Arruda, encontrou para demonstrar a importância dos pacientes atendidos pelo programa. 

Bastante emocionado, Horelino não conteve as lágrimas com a surpresa, já que acreditava se tratar de mais uma consulta de rotina. A filha e cuidadora Alezi Alves Calixto não poupou elogios à equipe e agradeceu o trabalho humanizado que desenvolvem. "Muito obrigada por tudo que fazem pelo meu pai. [...] Que vocês continuem firmes nessa caminhada de ajudar as pessoas".

A enfermeira Silbene conta que a ideia surgiu ainda no passado, mas só agora em 2022 que os planos foram colocados em prática. Segundo ela, a primeira ação ocorreu em janeiro, festejando os 105 anos de outro paciente, José Thomaz.

"No meio de uma pandemia, onde todos estão isolados, pensei no que poderia fazer de atrativo para os idosos ficarem felizes e deu tudo certo. Horelino está conosco já há 90 dias. Repassamos orientações sobre como a família deve cuidar dele, tratamento com a pele, laços sociais, alimentação. Hoje seu quadro clínico é esse: bem e saudável", disse. 

O paciente centenário faz o acompanhamento quinzenal por uma equipe formada por médicos, nutricionistas e psicólogos, com propósito de garantir seu bem-estar e longevidade.

Programa   

O 'Melhor em Casa' oferece atendimento em saúde domiciliar a pacientes acamados, seja por alguma deficiência física, seja por doença, e a pacientes oncológicos ou que necessitem de cuidados paliativos. O serviço conta com seis equipes profissionais, que atendem as quatro regiões da zona urbana de Cuiabá. 

Para ter acesso, é necessário que o cuidador procure uma unidade básica de saúde mais próxima da casa do paciente acamado para preencher o formulário de solicitação de atendimento. Na sequência é feita uma visita da equipe para verificar se o paciente atende os critérios definidos pelo Ministério da Saúde para ser atendido.

 
Com assessoria
 
 Imprimir