Imprimir

Imprimir Notícia

14/02/2022 às 18:02 | Atualizada: 14/02/2022 às 18:02

VG quer chegar a 10 mil crianças vacinadas esta semana e abre novo polo

Kamila Arruda

Várzea Grande já vacinou mais de 7 mil crianças contra a covid-19 e está ampliando o seu programa de imunização a fim de bater a meta de 10 mil crianças vacinadas ainda essa semana. Para tanto, a Secretaria de Saúde abriu um novo ponto de vacinação. A partir de agora, a Unidade Básica de Saúde do Santa Isabel será liberada para imunização das crianças de 5 a 11 anos.

Somente nesse sábado (12), durante a campanha Dia D, 2.023 crianças foram vacinadas contra a covid-19. Desde o início da campanha, contabilizando os dados do dia ‘D’, Várzea Grande já vacinou 7.497 crianças.

“Pelo balanço apresentado tivemos uma adesão positiva no Dia D, o que nos traz uma tranquilidade maior, pois estamos conseguindo avançar com a imunização dos menores, conforme o planejado. Mesmo assim, solicito aos pais que compareçam na unidade de saúde para vacinar as crianças. Vamos esta semana, também planejar novas iniciativas para alavancarmos ainda mais a vacinação”, destacou o secretário da Saúde, Gonçalo de Barros.

Diante disso, o novo ponto de vacinação vem no sentido de ampliar ainda mais esses números. A unidade ainda irá atuar de forma itinerante com calendários previamente anunciados na Clínica Médica da Univag.

“A vacinação de crianças exige uma nova metodologia, toda uma logística diferenciada, pois os menores dependem dos pais para serem vacinados e, portanto, temos que nos adequar a realidade de todos eles, pois eles trabalham e tem outros afazeres”, completou o integrante do primeiro escalão municipal.

De acordo as recomendações do Ministério da Saúde, o imunizante Pfizer é destinado para crianças com comorbidades ou deficiências e para crianças até 5 anos. Já a Coronavac está liberada para o público de 5 a 11 anos, com ou sem comorbidades. Os pais, conforme orientação médica, poderão vacinar, conforme indicação do pediatra. Os dois imunizantes estão sendo disponibilizados pela Secretaria. 

Além de efetuar o agendamento online, para vacinar as crianças, é necessário que ela esteja acompanhada dos pais ou de um adulto munido do termo de autorização dos responsáveis. Também é obrigatório apresentar RG ou certidão de nascimento da criança, documento com foto do adulto responsável que acompanha a criança, CPF ou Cartão SUS, além do comprovante de endereço de Várzea Grande.

Outra recomendação para pais ou responsáveis é realizar o cadastro das crianças no site da Prefeitura Municipal de Várzea Grande, pelo endereço eletrônico, www.varzeagrande.mt.gov.br, e clicar no banner de imunização. O registro antecipado dos dados contribui para agilizar o atendimento nos locais de vacinação, reduzir o tempo de espera e evitar aglomerações.
 
 Imprimir