Imprimir

Imprimir Notícia

16/02/2022 às 16:02

Furnas é convocada para esclarecer superpopulação de piranhas no Manso

Angélica Callejas

O aumento de ataques de piranhas no lago do Manso resultou em um requerimento de convocação do diretor responsável pela Usina de Manso, da Eletrobras Furnas, que foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso nesta quarta-feira (16).

A proposta de autoria do deputado estadual Eduardo Botelho (UB), de acordo com o documento, “se justifica mediante a necessidade de solicitar informações sobre os ataques frequentes das piranhas no Lago do Manso, com estudos do que pode estar acontecendo e quais medidas podem ser tomadas para evitar mais incidentes”. 
A data e horário de comparecimento serão decididas pelo presidente da Casa, Max Russi (PSB). 

Ainda neste mês de fevereiro, o presidente da Câmara de Vereadores de Várzea Grande publicou um vídeo em sua rede social mostrando um ferimento em seu pé, causado por mordida de piranha. Além deste, outros diversos casos semelhantes já foram registrados no Manso ao longo dos anos.

Em 22 de fevereiro de 2021, houve uma reunião entre as secretarias de Turismo (Sedec) e de Meio Ambiente (Sema), inclusive com a participação da deputada Janaina Riva (MDB), em busca de ações para tentar amenizar o problema. De acordo com os órgãos, a compra de predadores, como tem sido feita por muitos moradores e empresários da região, pode resultar no desequilíbrio do ecossistema do lago, já que peixes como o tucunaré comem não apenas piranhas, mas também outros peixes.

Além disso, existe também a necessidade da conscientização coletiva da população, já que muitas pessoas acabam alimentando peixes e jogando comida na água, o que acaba contribuindo para atrair as piranhas, informaram as pastas.
 
 Imprimir