Imprimir

Imprimir Notícia

19/02/2022 às 14:05

Morro da luz será cercado e terá horário de funcionamento regulado

Débora Siqueira

O Morro da Luz, patrimônio histórico de Cuiabá, será totalmente cercado e terá horário de abertura e fechamento, assim como os demais parques municipais da cidade. A alternativa apontada pelo vice-prefeito e secretário municipal de Obras Pública, José Roberto Stopa, é para combater a criminalidade no local e evitar a presença de dependentes químicos.

“O nosso planejamento é de fazer o cercamento do Morro da Luz. Infelizmente, está tomado por dependentes químicos e mesmo quando faz a retirada deles, eles retornam depois. Devemos abrir ao público das 6h até às 20h ou 22h, como um parque. Vamos requalificar o interior dando vida, com ações culturais, mas com horário controlado e cercado dos dois lados”, disse, sem apontar datas para as mudanças no local.

Como se trata de uma área ambiental de 6 hectares de mata nativa, o local não pode ter grande luminosidade. Por isso, a saída foi colocar segurança, controlar a entrada e saída de pessoas para acabar com as moradias irregulares que há no Morro da Luz. Dependentes químicos dormem no local em barracos improvisados.

O Morro da Luz é uma das promessas de obras da Copa do Mundo que ficou esquecida. O local passaria por um processo de revitalização com a criação de um Parque Ecológico, contudo, não foi nem para o papel.

Depois, o Morro da Luz também seria contemplado com as obras do programa Cuiabá 300 anos, mas a cidade vai completar 303 anos no próximo dia 8 de abril e nada foi feito.

A área verde foi tombada como Patrimônio Histórico Municipal por meio do Decreto Lei Nº 970 de dezembro de 1983. A última revitalização realizada no local foi em 1999.
 
 Imprimir