Imprimir

Imprimir Notícia

26/02/2022 às 12:18

Creches filantrópicas passam a ganhar 10% a mais por aluno

Débora Siqueira

As cerca de 40 creches filantrópicas de Cuiabá vão passar a ganhar 10% a mais por aluno. O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou que aumentou o repasse das creches filantrópicas de R$ 203 para R$ 223 per capita.
 
Além disso, também comentou que as crianças matriculadas nessas instituições vão receber o kit uniforme escolar e material didático, como as demais crianças matriculadas na rede municipal de ensino.
          
“Essa instituições filantrópicas ajudam a ampliar a oferta de vagas para crianças de 0 a 3 anos e 11 meses. Além das creches e CMEIs [Centros Municipais de Educação Infantil], contamos também com as creches filantrópicas, que o município ajuda a manter”.
 
Conforme a secretária municipal de Educação, Edilene Machado, há um déficit de cerca de 4 mil vagas para creches em Cuiabá. O déficit é considerado a partir dos pais que tentaram a vaga pelo filho no sistema Matricula Web e acabaram ficando de fora.
 
A inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil Sérgio Luiz Ferreira da Silva, denominado carinhosamente como CMEI Serginho, com 396 vagas, aliviou o déficit, mas que ainda é alto.
 
“O prefeito colocou uma meta de 800 vagas para abrir por ano. Conseguimos no ano passado ultrapassar a meta. Nós temos dois CMEIs grandes para serem inaugurados neste ano e só aí são mais de 800 vagas”.
 
As creches filantrópicas geralmente funcionam em espaços comunitários, equipamentos doados pelo município e com cobrança de uma taxa para ajudar a custear os salários dos funcionários e as despesas com as unidades.
 
 Imprimir