Imprimir

Imprimir Notícia

24/02/2022 às 10:52

UFMT reconhece 'problemas pontuais' em concurso, mas diz que não comprometeu segurança

Denise Soares

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) reconheceu que ocorreram ‘problemas pontuais’ no concurso público da segurança, alvo de mais de 100 denúncias de irregularidades durante a prova que foi realizada no domingo (20) e teve mais de 66 mil inscritos.
 
Em nota enviada à imprensa, a UFMT, que organizou o concurso, declarou que ‘foram identificados problemas pontuais na aplicação, mas sem qualquer comprometimento à segurança ou validade do processo avaliativo’.
 
As provas da fase escrita do certame foram aplicadas em sete municípios mato-grossenses e um goiano, nos períodos matutino e vespertino, para mais de 66 mil candidatos inscritos em vagas de sete carreiras das forças de segurança do estado.
 
“Houve, de fato, ocorrências pontuais, mas sem intercorrências durante a aplicação das provas que fugissem do habitual em concursos públicos de grande relevo. A organizadora do certame assegurou os princípios fundamentais de lisura para a realização do concurso público, em especial, o tratamento isonômico aos candidatos”, pontou a UFMT.
 
De acordo com o MP, entre as denúncias estão a suposta ausência de detectores de metal, celulares vibrando em sala de aula e até pessoas que fizeram selfies no local da prova.
 
Há informações de que o conteúdo da prova também teria vazado um mês antes da aplicação.
 
Três promotorias de Justiça da capital serão responsáveis pela investigação das mais de 100 denúncias que chegaram sobre supostas irregularidades no concurso. Os trabalhos serão conduzidos pelas Promotorias de Justiça da Cidadania, Patrimônio Público e Segurança Pública.
 
Estão à frente das investigações os promotores de Justiça Marcos Regenold, Valnice Silva dos Santos e Reinaldo Rodrigues de Oliveira Filho.
 
Além da investigação, foram solicitadas informações a respeito concurso e uma reunião com representantes da segurança pública deve ser agendada para os próximos dias.
 
 Imprimir