Imprimir

Imprimir Notícia

05/03/2022 às 11:50

Juara decreta situação de emergência por causa de chuvas intensas

Denise Soares

A Prefeitura de Juara decretou situação de emergência por causa das chuvas intensas que atingiram a região. O decreto foi divulgado nessa sexta-feira (4) e deve facilitar recursos pelo governo federal. Cerca de 8 mil habitantes foram afetados pelas tempestades.
 
A cidade levou em consideração o alto índice pluviométrico que acabou afetando várias áreas do município, conforme declaração da Comissão de Defesa Civil.
 
As fortes chuvas causaram a destruição de estradas, pontes e bueiros, provocando alagamentos e consequentemente, causa a obstrução de rodovias municipais devidos a atoleiros, erosões em função de grande quantidade de chuva.
 
As chuvas ocorrem desde o mês de novembro de 2021 até o momento.

A prefeitura alega que sofre os efeitos das chuvas intensas e teve grandes prejuízos econômicos, tanto públicos quanto privados a população urbana, rural e indígena, esgotando a capacidade de resposta e mitigação do poder público municipal.
 
O município possui vasta extensão territorial, que possui aproximadamente 4mil quilômetros de rodovias e estradas não pavimentadas.
 
Há diversos assentamentos e comunidades indígenas interligadas, totalizando população estimada de 8.300 habitantes afetados diretamente pelas tempestades.
 
 O decreto tem vigência e 180  dias.
 
 Imprimir