Imprimir

Imprimir Notícia

09/03/2022 às 11:52

Vídeo | Vereadora é impedida por colegas de fazer homenagem a mulheres

Denise Soares

A única mulher parlamentar da Câmara de Vereadores de Indiavaí, Milleid Tosta, de 21 anos, foi impedida por colegas de fazer homenagens a mulheres do município, durante sessão na segunda-feira (7).

A jovem vereadora pediu moções de aplausos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, mas os vereadores retiraram as indicações da pauta e negaram o pedido de Milleid.

A Câmara de Vereadores de Indiavaí não se posicionou sobre o fato.

O caso provocou indignação da vereadora e de movimentos ligados às causas das mulheres no estado.
 
Milleid postou um vídeo na rede social dela onde, durante a sessão, ainda tentou homenagear as mulheres da cidade e lamentou o ato dos colegas.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Milleid Tosta (@rhillarymilleid)

 
“Para esse dia da mulher eu gostaria de trazer um vídeo com uma mensagem linda e inspiradora as mulheres de Indiavaí. Porém, prefiro trazer a realidade. Na sessão de ontem as minhas indicações de moções em homenagem as mulheres foram retiradas de pauta. É muito duro quando somos impedidas de cumprir com a nossa obrigação enquanto vereadora. É duro ver o seu trabalho ser boicotado”, declarou.
 
Ela lembrou que fazer indicações é uma das funções mais básicas de um vereador e afirma que foi impedida de indicar.
 
Milleid é a única vereadora da Câmara de Indiavaí. Aos 19 anos, foi a 3ª mulher eleita parlamentar no município em 2020 e é a segunda parlamentar mais jovem de Mato Grosso.

“É claro que a homenagem que eu queria fazer, através da moção de aplauso, é muito pouco. Precisamos de políticas públicas eficientes que geram, de fato, igualdade em todos os espaços. Essa homenagem, com certeza, trazia às mulheres indiavaenses, a certeza que de que elas são lembradas por essa Casa de Leis”, pontou Milleid.
 
Movimentos coletivos declararam apoio à jovem parlamentar e afirmam que os vereadores de Indiavaí cometeram ‘violência política de gênero, desrespeito e ofensa’.
 
 Imprimir