Imprimir

Imprimir Notícia

10/03/2022 às 08:19 | Atualizada: 10/03/2022 às 08:50

​Pré-candidatura de Nilson Leitão ajuda PSDB nas articulações, avalia Avallone

Jardel P. Arruda

O presidente regional do PSDB, deputado estadual Carlos Avallone, avalia que a possibilidade do ex-deputado federal Nilson Leitão (PSDB) ser o candidato a governador de Mato Grosso com apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) é bom para as articulações políticas. No entanto, opta por uma postura de cautela, e diz que ainda é cedo para prever qualquer desdobramento.

“Não sei o desdobramento disso. Na articulação política isso é bom, no que vai acontecer tem que aguardar para ver”, disse Avallone ao Leiagora, nessa quarta-feira (9), na Assembleia Legislativa. “Esse é um momento de articulação e essa é uma delas”, completou.

A possibilidade de Nilson Leitão ser candidato ganhou força devido à resistência do senador Wellington Fagundes (PL) em abdicar do projeto de reeleição para disputar o governo. O ex-deputado se reuniu rapidamente com o presidente Bolsonaro na noite da terça-feira (8).

Nilson Leitão se consolidou na figura de adversário do PT enquanto atuava como líder da oposição durante a gestão da então presidente Dilma Rousseff (PT). Ele foi um dos parlamentares que capitaneou a luta pelo impeachment da então presidente e ficou nacionalmente reconhecido pelos discursos antipetistas.

Apesar de estar sem mandato eletivo desde 2019, após ser derrotado na disputa pela senatória nas eleições de 2018, o ex-deputado possui capital político em todo Mato Grosso conquistados com seus oito anos de mandato como deputado federal e também presidente estadual do PSDB. O tucano também sempre teve uma relação amistosa com Jair Bolsonaro enquanto dividiram espaço na Câmara dos Deputados.

Além disso, Nilson Leitão também aglutina apoios do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), do senador Jayme Campos (UB) e outras lideranças que estão descontentes com Mauro Mendes, da mesma forma que o senador Wellington. Pesa também a favor do tucano a história e identificação do PSDB com parcela da população mato-grossense, que viu o alvorecer da sigla durante o governo de Dante de Oliveira.
 
 Imprimir