Imprimir

Imprimir Notícia

24/03/2022 às 13:12

Policiais acusados de matar tenente e simular confronto são julgados

Denise Soares

Três policiais militares acusados da morte do tenente do Batalhão de Operações Especiais (Bope) Carlos Henrique Paschiotto Scheifer, de 28 anos, em maio de 2017, em Matupá, serão julgados pelo assassinato às 13h30 desta quinta-feira (24).

De acordo com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), o julgamento ocorre pela Vara Militar de Cuiabá.

Lucélio Gomes Jacinto, Joailton Lopes de Amorim e Werney Cavalcante Jovino chegaram a ser presos pelo homicídio, mas respondem o processo em liberdade.

Uma investigação da Corregedoria da Polícia Militar apontou que eles inventaram um confronto com ladrões de banco para encobrir a morte de Scheifer.

A ação policial terminou com quatro suspeitos presos e dois mortos, além de outros dois que conseguiram fugir.

As investigações concluíram que os militares cometeram o crime porque queriam evitar que o tenente Carlos Scheifer, que liderava equipe, os denunciasse por desvio de conduta na morte de um dos suspeitos do roubo.

Ao serem ouvidos durante a investigação, eles mantiveram a versão do confronto. Porém, em julho de 2017, um exame de balística revelou que o tiro que matou Scheifer foi disparado pelo cabo Lucélio.

Em 2021 o Ministério Público Estadual (MPMT) pediu à Justiça a condenação do cabo Lucélio e a absolvição dos demais.

Para o MPMT, as provas do processo são suficientes para demonstrar que Lucélio praticou o crime, mas são insuficientes para imputar a coautoria ao sargento e ao soldado.
 
 Imprimir