Imprimir

Imprimir Notícia

29/03/2022 às 07:12

Câmeras nas fardas resguardam policiais e preservam o cidadão, aponta Bustamante

Da Redação - Débora Siqueira / Reportagem Local - Jardel P. Arruda

O uso de câmeras nas fardas pelos polícias será uma forma de preservar o cidadão e dar garantias aos policias no cumprimento das suas funções. A avaliação é do secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.
 
“O nosso policial trabalha com todas as garantias dos direitos humanos. As câmeras resguardam os policiais nas suas atividades e não vejo dificuldade do policial usar. A polícia de Mato Grosso é uma das melhores do Brasil, não é câmara que vai atrapalhar o serviço do policial, mas dá garantia que o nosso trabalho é muito bem feito”, argumentou.
 
Bustamante comentou ainda sobre a resistência da comissão de Segurança Pública e as críticas de que as câmeras inibiriam o trabalho policial, contudo, a decisão é nacional. O governo federal adotou a medida e tem alocado os equipamentos aos estados com a Justiça.
 
“As principais policias do mundo usa a bodycam. O tipo de discussão que temos hoje é quanto tempo vai usar o equipamento, que tipo de modelo, a cadeia de custódia, em que ocasiões serão usadas”.
 
Bustamante citou que além do Rio de Janeiro e São Paulo, Rondônia e Santa Catarina já adotaram o equipamento, bem como Minas Gerais que está em processo de licitação. Conforme o secretário de Estado de Segurança Pública, 99% dos estados estão fazendo processo para aderir ao uso.  
 
 Imprimir