Imprimir

Imprimir Notícia

21/04/2022 às 09:00

Organização das eleições em MT será feita por 5,1 mil agentes de segurança

Leiagora

Representantes das forças de segurança e outras instituições que compõem o Grupo de Gestão Integrada (GGI) das Eleições 2022 iniciaram, nesta semana, o planejamento para o pleito deste ano. 
 
A estimativa é que 5.183 agentes de segurança atuem ao longo do processo de organização, realização e apuração do primeiro turno, que ocorrerá no dia 2 de outubro.
 
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, ressaltou que a integração dos órgãos é fundamental.
 
A extensão territorial de Mato Grosso foi pontuada durante a reunião como um desafio para a segurança. São 1.483 locais de votação, 57 Zonas Eleitorais, 8.364 seções eleitorais, 50 locais de votação em aldeias indígenas, 114 locais de difícil acesso, distribuídos em 141 municípios, que totalizam mais de 900 mil km².
 
Responsável pela investigação dos crimes eleitorais, a Polícia Federal foi representada pelo superintendente de Mato Grosso, Sérgio Sadao Mori.  
 
O secretário de Estado de Segurança, Alexandre Bustamante, destacou que as forças estaduais estão preparadas para atuar nas Eleições 2022.  
 
Sobre o GGI
 
O GGI é composto pelos órgãos de segurança federais (Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil), estaduais (Sesp-MT, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Oficial e Identificação Técnica) e municipais (Guarda Municipal de Várzea Grande e Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá), além da Fundação Nacional do Índio (Funai) e Energisa.

 
Com assessoria
 
 Imprimir