Imprimir

Imprimir Notícia

29/04/2022 às 07:49

Universidade federal deve retomar somente agora atividades presenciais

Leiagora

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), cerca de 214 km de Cuiabá, emitiu nesta quinta-feira (28), uma nota pública dirigida à toda comunidade acadêmica revogando o antigo plano de retorno às aulas presenciais, emitido em novembro de 2021, ainda em meio ao contexto pandêmico.
 
Agora, o comitê sinalizou para o retorno integral das atividades universitárias, sem restrição na utilização dos espaços ou limite de ocupação das áreas comuns. As atividades na UFR estão de forma remota desde 2020.
 
Foram levados em consideração a portaria do Ministério da Saúde n° 913, publicada em 22 de abril de 2022, que declara o encerramento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN); o decreto estadual n° 1.304, de 08 de março de 2022, que revoga a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção individual em espaços públicos e privados; a decisão do Comitê de Gestão de Crise do município de Rondonópolis, que revoga a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção individual.
 
Contudo, a UFR sugere a imunização da comunidade acadêmica e recomenda a utilização de máscaras em situações especiais. Com a publicação da nota, o posicionamento do Comitê vai ao encontro das recentes determinações públicas sobre o assunto, ainda que reitere a importância de se manter cuidados básicos e boas práticas de higiene que podem prevenir não apenas o Covid-19, como outros tipos de contaminações.
 
Desta maneira, a partir da publicação da nota, o uso de máscaras nas dependências da Universidade Federal de Rondonópolis torna-se facultativo.
 
 Imprimir