Imprimir

Imprimir Notícia

06/06/2022 às 21:18 | Atualizada: 06/06/2022 às 22:04

Senador diz que pleno do STF deve derrubar decisão sobre a Ferrogrão

Débora Siqueira

Em entrevista ao programa Agora na Conti, o senador Carlos Fávaro (PSD) disse que espera que o pleno do Supremo Tribunal Federal (STF) derrube a decisão do ministro Alexandre de Moraes que suspendeu a licitação da obra em função da Ferrogrão passar por uma área dentro do Parque Nacional do Jamanxin (PA).
 
A previsão é de que o julgamento ocorra no mês de junho. Fávaro diz que espera bom senso dos ministros do STF para derrubar a decisão e continuar com os estudos para que a obra seja realizada com todos os parâmetros de sustentabilidade, dando mais competitividade ao Brasil, não só a Mato Grosso e ao Pará.
 
“A discussão é sobre uma diminuição do tamanho do parque Jamanxin para poder contemplar a obra da ferrovia. É uma dimensão muito pequena do tamanho do parque, mas foi compensado muito maior do outro lado. Não há prejuízo ao meio ambiente, se há prejuízo ao meio ambiente ao passar os trilhos num pedacinho do parque, quanto é o prejuízo ambiental de dois mil caminhões por dia queimando diesel, borracha, tudo derivado de petróleo. Até porque os caminhões já passam pelo parque. Veja o tamanho da burocracia”, comentou durante entrevista as jornalistas Marina Martins e Camila Piacenti, na estreia do Agora na Conti, do Grupo Leiagora, na Rádio Conti 103,7 FM, nesta segunda-feira (06).
 
Em março deste ano, o ministro suspendeu o projeto da construção da Ferrogrão, que vai ligar Sinop (MT) ao Porto de Miritituba (PA), escoando a produção do agronegócio em 933 km.
 
A decisão suspendeu a lei 13452/2017, que alterava cerca de 800 hectares de um universo de 1 milhão do Parque Nacional do Jamanxim, no Pará. A alteração afetaria os indígenas da região.  
 
A expectativa é de que Ferrogrão reduza em até R$ 20 bilhões o custo logístico da produção brasileira e movimente 48,6 milhões de toneladas em 30 anos, gerando cerca de 160 mil empregos diretos e indiretos. 


Agora na Conti
 
Comandado pelas jornalistas e apresentadoras Marina Martins e Camila Piacenti, o “Agora na Conti” trará todos os principais fatos do dia, informações sobre o trânsito, além claro de notícias em primeira mão para os ouvintes da região metropolitana de Cuiabá. Para acompanhar é só sintonizar na 103.7 FM e ficar por dentro de tudo que é fato que acontece em Mato Grosso, no Brasil e no mundo. O programa vai ao ar de segunda a sexta, das 18h às 19h.

 
 
 Imprimir