Imprimir

Imprimir Notícia

14/06/2022 às 18:15 | Atualizada: 14/06/2022 às 20:24

Juiz suspende divulgação de pesquisa eleitoral

Angélica Callejas

Pesquisa eleitoral sobre a disputa de Governo e Senado em Mato Grosso, realizada pela Real Time Midia Ltda., foi suspensa nesta terça-feira (14), por decisão do juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) Gilberto Lopes Bussiki, que julgou parcialmente a ação proposta pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Conforme o documento da resolução, a pesquisa estaria sem a assinatura com certificado digital do profissional de estatística, assim como com erro no corpo da metodologia de pesquisa, no qual mencionava o Estado de Rondônia. 

Diante do exposto, o PTB cita que “as irregularidades identificadas podem induzir os eleitores a erro, contribuindo, assim, para influenciar e distorcer o resultado das eleições”. Por isso, o autor da ação requere com urgência a suspensão da divulgação da pesquisa.

Após consulta no sistema da Justiça Eleitoral, o juiz Gilberto Lopes Bussiki concluiu que a assinatura digital do profissional de estatística teria sido devidamente incluída na pesquisa. Porém, de fato, estaria indisponível para ser acessada através da pesquisa, sendo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) notificado para corrigir a inconsistência técnica.

Sobre a inclusão do Estado de Rondônia no corpo da metologia de pesquisa, o magistrado entendeu que “ao que tudo indica, consiste em erro de digitação contido na descrição da metodologia, porquanto consta expressamente, no plano amostral, que o universo da pesquisa compreende o Estado do Mato Grosso. Além disso, a lista de municípios anexa ao registro contempla apenas cidades do Mato Grosso”.

Ao final, o juiz compreendeu que há perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo, pelo fato da pesquisa ter sido divulgada nesta terça, e acolheu parcialmente o pedido, decidindo por sua suspensão até que os erros sejam corrigidos pela empresa.
 
 Imprimir