Imprimir

Imprimir Notícia

27/06/2022 às 10:42

Inscrições para os Cursos Técnicos Integrados ao ensino médio iniciam hoje

Leiagora

Estão abertas as inscrições para Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). O período segue até 11 de setembro. O ingresso será no primeiro semestre do ano letivo de 2023.

São ofertadas 3.1 mil vagas, em diversos cursos, distribuídas para os Campi:  Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres - Professor Olegário Baldo, Campo Novo do Parecis, Cuiabá - Bela Vista, Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva, Confresa, Juína, Pontes e Lacerda,  Primavera do Leste, Rondonópolis, São Vicente, São Vicente - Centro de Referência Jaciara, Sorriso, Várzea Grande, Diamantino, Guarantã do Norte, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra e Sinop.

Requisitos para se inscrever

Para se inscrever é necessário ter concluído o ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula, apresentar as informações exigidas no edital 071/2022 e ter em mãos o número do CPF e da cédula de identidade ou documento equivalente, oficial, com foto de validade nacional. 

Após preencher o questionário eletrônico no site http://selecao.ifmt.edu.br o candidato deverá imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$50,00.

No dia 14 de setembro de 2022, o IFMT disponibilizará para os candidatos a confirmação de inscrição, contendo o nome do candidato, o número da inscrição, o curso pretendido, o turno e o local de realização da prova, no endereço eletrônico http://selecao.ifmt.edu.br.

Isenção da Taxa de Inscrição

O IFMT oferecerá o benefício de isenção da taxa de inscrição correspondente a 30% das vagas dos cursos, aos candidatos que preencherem, cumulativamente, todos os requisitos descritos no item 5.1 do edital. 

O candidato deverá encaminhar os documentos para isenção no período de 27 de junho a 20 de julho de 2022 (até às 17h), através deste link

No dia 01 de agosto de 2022, o IFMT divulgará o resultado do pedido de isenção no endereço eletrônico http://selecao.ifmt.edu.br.

Reserva de vagas

O período para envio de documentos de candidatos na condição de pessoa com deficiência (PcD), Anexo VII, e na condição de cotista racial, Anexo VI e Anexo IX, será de 27 de junho a 11 de setembro, através dos links PcD ou de cotista racial.

A prova 

O processo seletivo classificatório/eliminatório 2023/1 será de 40 (quarenta) questões objetivas, sendo 20 de Língua Portuguesa/Literatura e 20 de matemática, contendo cada uma delas 05 (cinco) alternativas, sendo uma única correta. Cada questão valerá 1,0 (um) ponto e abrangerá conteúdos programáticos pertinentes ao ensino fundamental (do 1º ao 8/9º anos), conforme Anexo XVIII.

As provas para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio serão realizadas no dia 09 de outubro de 2022, na cidade em que o candidato se inscreveu, das 14h às 17h. A duração dela será de 3 horas, incluindo o preenchimento do cartão- resposta.

O candidato deverá estar no local de realização de prova com antecedência mínima de 30 minutos, munido da cédula de identidade original ou de outro documento oficial com foto e de validade nacional, com o qual tenha efetuado a inscrição, não serão aceitos documentos digitais.

É importante observar atentamente a opção de local para realização da prova antes de efetuar o pagamento da inscrição, pois não haverá alteração de local de realização da mesma.

O Resultado

O resultado do processo seletivo 2023/1 será classificatório/eliminatório, e as chamadas obedecerão à ordem decrescente de classificação, ou seja, da maior nota para a menor de acordo com a modalidade (cotas ou ampla concorrência) pela qual o candidato optou no ato da inscrição.

O gabarito da prova objetiva será divulgado após às 12h do dia 10 de outubro de 2022, no site do IFMT.

No dia 20 de dezembro de 2022, após 17h, serão divulgadas, no mesmo endereço eletrônico, dez listas, sendo uma dos candidatos da listagem geral que foram aprovados e os excedentes no processo seletivo 2023/1; e nas outras nove listas constarão os nomes dos candidatos aprovados e os excedentes que se inscreveram como cotistas (reserva de vagas), por curso e turno.

A divulgação oficial dos aprovados/classificados será no dia 20 de dezembro de 2022.

Matrícula

As matrículas dos aprovados serão realizadas, por ordem de chegada do candidato no campus ou campus avançado, dos dias 06 a 13 de janeiro de 2023 das 8h às 12h e das 13h às 17h de segunda a sexta, conforme publicação dos aprovados no resultado final do processo seletivo.

A matrícula de todas as chamadas que vierem a ocorrer para este edital será realizada de forma presencial no IFMT – Setor de Registro Escolar no Campus para o qual o candidato pleiteou a vaga e foi aprovado. 

Mais informações

Leia atentamente o Edital 071/2022 dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e seus anexos em: https://selecao.ifmt.edu.br/ ou neste anexo.

 
Assessoria
 
 Imprimir