Imprimir

Imprimir Notícia

29/06/2022 às 09:26 | Atualizada: 29/06/2022 às 09:28

Deputados podem aprovar facilitação para porte de arma para cacs e advogados

Jardel P. Arruda

Consta na pauta de votação dos deputados estaduais de Mato Grosso desta quarta-feira (28) o reconhecimento como atividade de risco do atirador desportivo e dos advogados. Apesar de não ser uma autorização para o porte de arma, trata-se de aprovar embasamento legal para facilitar a emissão do porte de arma para essas duas categorias.

São os projetos de lei nº 39/2022 e nº 259/2022. O primeiro é assinado pelos deputados estaduais Ulysses Moraes (PTB), Xuxu Dalmolin (União), Gilberto Cattani (PL), Valmir Moretto (Republicanos), Elizeu Nascimento (PL) e delegado Claudinei (PL), enquanto o segundo pelo deputado estadual Faissal (Cidadania).

Na sessão plenária do dia 22 de junho foi aprovado o projeto nº 39/2022, que havia causado mais alarde por se tratar do reconhecimento do risco da atividade dos caçadores, atiradores e colecionadores, conhecidos como cacs. O PL se tornou alvo de debate acalorado na Assembleia Legislativa e terminou por ser aprovado após se esgotarem as possibilidades de adiar a votação do projeto.

Contudo, o projeto 259/2022, que trata do mesmo tema, mas é focado nos advogados, foi aprovado em primeira votação sem maiores discussões no dia 11 de maio. Na justificativa da proposta, Faissal argumenta que juízes e promotores já tem o direito ao porte de arma e que “a onda de atentados contra os profissionaisdo direito preocupa e assusta a categoria em todo o país”.
 
 Imprimir