Imprimir

Imprimir Notícia

29/06/2022 às 09:08 | Atualizada: 29/06/2022 às 09:08

Movimentação por Senado adia anúncio de Maria Lúcia ao governo

Jardel P. Arruda

A reunião que deveria consolidar a professora Maria Lúcia Cavalli Neder (PCdoB) como pré-candidata à governadora escolhida pela Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), para ser ratificada nas convenções, foi adiada. O encontro estava marcado para acontecer na manhã desta quarta-feira (29), no escritório em Cuiabá da deputada federal Rosa Neide (PT), e agora segue com data indefinida.

O principal motivo do adiamento seriam as novas movimentações que podem fazer do deputado federal Neri Geller (PP) o pré-candidato ao Senado do grupo. Ele iniciou um diálogo de aproximação com a deputada federal Gleisi Hoffmann, presidenta da Federação Brasil da Esperança, a qual pediu para o grupo de apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aguardar uma avaliação dele mesmo sobre o assunto.

Nessa nova conjuntura, Neri teria espaço garantido para ser candidato ao Senado e, em tese, levaria para o grupo pró-Lula em MT, o apoio do PP e do PSD, além de setores do MDB. Antes, o deputado progressista estava na expectativa de consolidar uma aliança com o governador Mauro Mendes (União), mas o chefe do Executivo estadual acabou por se aproximar do senador e pré-candidato à reeleição Wellington Fagundes (PL).

Para conclusão dessa aproximação já foi iniciado diálogo com a também pré-candidata à senatória Márcia Pinheiro (PV), primeira-dama de Cuiabá, e com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), para tentar alinhar uma aliança. Márcia era favorita a ser oficializada como candidata da Federação Brasil da Esperança, mas poderia se tornar a primeira suplente do parlamentar em um eventual acordo.
 
 Imprimir