Imprimir

Imprimir Notícia

29/06/2022 às 15:00

Duas cidades de MT estão entre as 30 mais violentas do país, aponta Anuário

Denise Soares

Os municípios de Aripuanã e Glória D’Oeste estão entre as 30 cidades mais violentas no Brasil. É o que apontou o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, documento elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nessa terça-feira (28).
 
Aripuanã, que tem pouco mais de 23 mil habitantes, aparece na 10ª posição do ranking das cidades com maiores taxas de mortes violentas. Já Glória D’Oeste, que tem 2,9 mil habitantes, ficou no 19ª lugar.
 
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública define como morte violenta aquelas que resultaram de homicídios, latrocínios, agressões corporais seguidas de morte e mortes cometidas pela polícia.
 
A cidade de Aripuanã tem histórico de conflito em garimpos ilegais nos últimos quatro anos. Foram várias operações policiais para desocupar áreas ocupadas irregularmente por garimpeiros.
 
Paralelo a isso, a disputa por ouro e o surgimento de outros crimes (como tráfico, roubo e prostituição) pela chegada de pessoas de outras cidades contribuíram para o aumento na criminalidade.
 
Já a cidade de Glória D’Oeste fica próxima à região de fronteira com a Bolívia, o que contribui também para aparecer na lista.
 
 Imprimir