Imprimir

Imprimir Notícia

04/07/2022 às 16:30

UFMT retoma atividades do Centro de Equoterapia após dois anos fechado pela pandemia

Leiagora

O Centro de Equoterapia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) retomou, nesta segunda-feira (4), os atendimentos realizados pela equipe multidisciplinar da Instituição.

O objetivo do espaço é oferecer a oportunidade da terapia com cavalos para pessoas com necessidades especiais e deficientes que estejam em situação de vulnerabilidade econômica.

A equoterapia é um método de reabilitação que utiliza o cavalo em abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação, visando o desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência.

Atualmente são atendidas 15 pessoas, a maioria crianças, com algum tipo de necessidade especial, como Transtorno de Espectro Autista, paralisia cerebral, microcefalia, síndrome de down e outros.

A reabertura acontece após 2 anos do fechamento em decorrência das medidas de biossegurança que visavam combater a pandemia de covid-19.

Com a diminuição dos casos e o aumento da cobertura vacinal, o Centro foi reaberto para a seleção da equipe, seu treinamento, bem como a retomada do treinamento dos animais.

A equipe da UFMT é composta por estudantes das áreas de serviço social, veterinária, pedagogia, psicologia, agronomia, zootecnia e educação física, além de estudantes de fisioterapia em parceria com a Faculdade Fasipe.

O Centro de Equoterapia atende segundas, quartas e sextas pela manhã.
 
 Imprimir