Imprimir

Imprimir Notícia

05/07/2022 às 14:31

Após cinco anos, Expoagro é retomada em Cuiabá com três dias de portões abertos

Débora Siqueira

Depois de cinco anos, o Sindicato Rural de Cuiabá decidiu realizar novamente Expoagro, que neste ano está na 54ª edição. O último evento havia ocorrido em 2017 e no ano seguinte foi dado um formato menor com a realização da 1ª Agro MT, uma feira de tecnologias, balcão de negócios e ciclo de palestras que pretende dar mais foco aos assuntos ligados à agricultura. Não teve shows ou parque de diversões.
 
Após dois anos neste formato, a proposta era retomar a 54ª Expoagro em 2020, contudo, a pandemia da covid-19 fez com que a diretoria do Sindicato Rural adiasse os planos. Depois da realização do show Buteco do cantor Gustavo Lima, reunindo mais de 30 mil pessoas na Acrimat, a diretoria resolveu retomar a Expoagro.
 
“Em três meses resolvemos fazer o evento, depois do show Buteco sentimos que já estava liberado para grandes eventos. Geralmente, ela é pensada de um ano para o outro, mas resolvemos fazer em cima da hora, mas estamos felizes e será ótimo”, comentou o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira.
 
Durante a abertura oficial da 54ª Expoagro, os discursos eram sobre a potência do agronegócio de Mato Grosso e contestação às falas que demonizam o setor como o que mais desmata. Isso, em razão de 62% do território do Estado estar preservado, como destacou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda.
 
“Está na hora do mato-grossense bater no peito e ter orgulho deste estado, mostrar ao mundo, com dados, o trabalho belíssimo e sustentável que é feito em Mato Grosso. Temos condições de dobrar a nossa produção em dez anos sem derrubar uma árvore”, ressaltou.
 
O vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa, lembrou que há um tempo existia o mito de que a agropecuária só devastava e agredia o meio ambiente. “Hoje o setor tem provado que é possível produzir com sustentabilidade e isso só aconteceu pela competência de todos os produtores rurais. Cuiabá tem investido maciçamente em tudo que é produtivo e no que pode melhorar o ambiente de negócios, o turismo e agregar valor para o povo. Por isso somos parceiros da Expoagro e seguiremos sendo”, disse.
 
O presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Oswaldo Ribeiro Junior, informou que tem viajado pelo mundo participando de fóruns e eventos e que Mato Grosso é sempre citado internacionalmente. “A gente só ouve falar que Mato Grosso é a ‘bola da vez’ e é importante que Cuiabá se firme como representante do estado, ela tem que ser centro das atenções e não pode ficar fora deste circuito de crescimento, com eventos como a Expoagro”, disse.
 
 Imprimir