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06/07/2022 às 14:20

Turismo em MT precisa de investimento em infraestrutrura, aeroporto e mão de obra

Leiagora

A evolução do turismo em Mato Grosso e o investimento no circuito rural para aproximar o viajante da realidade do campo foi o foco do Fórum das Cadeias Produtivas da 54° Expoagro, nessa terça (5). A Prefeitura de Cuiabá convidou o Senac e o Sebrae e juntos apresentaram ações que visam estimular o turismo na Capital, bem como preparar empreendedores para receber o turista, oferecendo experiências que imprimam os valores culturais da região e apresentem as belezas do estado.

O coordenador de relacionamento com o mercado do Senac, Beline Sales Junior, ressaltou que Mato Grosso tem muitas vantagens quando é comparado ao turismo de outros estados, devido "à relação com as suas forças e belezas naturais". Porém, ainda é necessário investir em infraestrutura, exemplo de um aeroporto internacional e mão de obra qualificada.

"O cenário do turismo hoje é globalizado e não pode ser visto apenas como o turismo de passeio, mas também o empresarial, em que os profissionais em viagem por suas respectivas empresas aproveitam para conhecer os principais pontos das cidades em que estão", repercutiu Beline.

Recuperação do turismo

Durante a pandemia, a atuação do turismo enfraqueceu e um dos reflexos disso aparece em levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que calcula o fechamento de 12 mil restaurantes durante os picos da covid-19.

Para atrair o viajante à Capital, foi criada em Cuiabá a Secretaria Municipal de Turismo, alicerçada em cinco eixos e 38 ações.

"Trabalhamos eixos que vão incluem o planejamento, a gestão, as atrações, a capacitação e a competitividade. Tudo para gerar emprego e renda em Cuiabá, uma cidade diferenciada para o turismo", disse João Eduardo de Sá, coordenador técnico da pasta municipal.

Perfil do viajante

A porta-voz do Sebrae, Marisbeth Gonçalves, repercutiu uma pesquisa que descreve mudanças no perfil do viajante. Cerca de 84% acreditam ser importante entender sobre a cultura do local que estão visitando enquanto 73% querem experimentar de perto as tradições dos povos locais.

Marisbeth ressaltou que parte dos turistas também estão preocupados com a economia das cidades que visitam.

"O estudo mostra que 76% dos viajantes querem garantir que seus gastos serão devolvidos em benefícios à população", explicou a especialista do Sebrae.

Programa Agro da Gente

O secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Francisco Vuolo, apresentou o Programa Agro da Gente, que investe em iniciativas para fomentar o turismo, gerar emprego e renda na Capital e distritos da Baixada Cuiabana.

Os projetos Sine da Gente, Enem Digital, os cursos do Qualifica Cuiabá, o Cuiabanco e o IMEX - Programa de Importação e Exportação também foram apresentados por Vuolo.

Segundo o secretário, um dos desafios é criar atrativos para manter o jovem no campo e garantir que o setor produtivo continue se desenvolvendo no futuro.

"Nós trabalhamos para garantir que o filho do produtor fique no campo e essa aproximação com o setor por meio do programa permite que sejam conhecidas as necessidades e desenvolvidas políticas públicas para alcançar esse objetivo", expôs Vuolo.
 
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