Imprimir

Imprimir Notícia

19/07/2022 às 07:45

Cuiabá está sem estoque de vacina BCG, que protege contra a tuberculose

Denise Soares

A partir desta terça-feira (19) o município de Cuiabá ficará sem o imunizante BCG, vacina administrada nos primeiros dias de vida do bebê e que protege contra a tuberculose. Segundo a Secretaria de Saúde de Cuiabá, não há mais estoque do imunizante para ser distribuído para a capital.

A previsão era que o pequeno quantitativo restante na rede municipal durasse até esta segunda-feira (18).

De acordo com a secretaria, o Ministério da Saúde encaminhou, em 29 de abril, um ofício a todos os estados justificando a redução das remessas de vacinas BCG devido a dificuldades de aquisição.

Um novo ofício foi enviado pelo Ministério da Saúde em 20 de junho, reiterando o desabastecimento e informando que a regularização na entrega das doses está prevista para meados de setembro.

Foi informado à SMS que, tão logo a situação do estoque nacional da vacina BCG seja regularizada, a Rede de Frio retomará a distribuição do imunizante, conforme a necessidade da rede municipal e um novo cronograma será divulgado.

"O fornecimento da vacina BCG diminuirá nos próximos meses por questões logísticas e de importação do Ministério da Saúde, já que a produção brasileira do imunizante está suspensa. Isso porque a única fábrica nacional está interditada em função do não cumprimento de exigências feitas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)", disse o Ministério da Saúde.
 
 Imprimir