Imprimir

Imprimir Notícia

23/07/2022 às 09:42

Tangará recebe 10 UTIs pediátricas na próxima semana

Jardel P. Arruda

Um total de 10 unidades de terapia intensiva (UTI) pediátricas estão habilitadas para começar a funcionar a partir de segunda-feira (25), no Hospital Santa Ângela, em Tangará da Serra, em convênio com a Secretaria de Estado de Saúde. A articulação para os novos leitos foi feita pelo deputado estadual dr. João (MDB), em parceria com o prefeito Vander Masson e vereadores.

“Nós tivemos pelo menos três reuniões, sendo a última delas na segunda-feira (18). Estivemos no Hospital Santa Ângela, fui com o prefeito Vander, o Emílio que é administrador e também com o Escritório Regional de Saúde, que representa a secretaria. Está definido que na segunda-feira (25), a UTI Pediátrica será inaugurada”, destacou o deputado Dr. João.

Após a abertura das UTIs, a equipe técnica da secretaria seguirá no dia seguinte para fazer a homologação. “Se houver algum apontamento, será algo pequeno, que rapidamente poderá ser corrigido. Tudo estará em pleno funcionamento o mais breve possível”. Dr. João também informou que está em andamento o processo de habilitação de UTIs Adultas na unidade de saúde.

O deputado explica que existe uma diferença entre as UTIs Covid e as Gerais, sendo que a primeira era muito mais fácil de ser habilitada, em razão do grave cenário que a pandemia trouxe ao país.

“Na pandemia, se você tivesse um leito, um médico, uma enfermeira e um respirador, o governo credenciava. Estava morrendo muita gente por conta da Covid. Depois, as pessoas se vacinaram, o índice de mortalidade diminuiu e essas UTIs foram fechadas.Para uma UTI Geral será credenciada e habilitada, precisa de alguns detalhes. A nossa UTI do Hospital Municipal é fantástica. O que precisa? De um Centro Cirúrgico. É o básico”, pontua Dr. João.

O deputado destacou que o prefeito tentou a abertura de UTIs através de uma espécie de terceirização, mas a Câmara de Vereadores não aprovou o projeto. Para Dr. João, é essencial que não se politize a questão, já que a matéria é de interesse de toda população.

“Somos adultos, temos que pensar no povo de Tangará e região. Como deputado, posso conseguir emenda, equipamentos, como já fiz e continuo fazendo. Foram R$ 830 mil que conseguimos e está sendo licitado. Está sendo muito politizado isto. Temos que pensar no povo. Como deputado, abro as portas do Governo do Estado. Levo todos lá. Se sentarmos todos juntos e chegarmos a um denominador comum, conseguimos avançar”, enfatiza o parlamentar.
 
 Imprimir