Imprimir

Imprimir Notícia

22/07/2022 às 17:22 | Atualizada: 22/07/2022 às 17:22

TJMT se posiciona em defesa das urnas eletrônicas

Jardel P. Arruda

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) se posicionou em defesa das urnas eletrônicas e do processo eleitoral brasileiro, em nota publicada nas redes sociais da instituição na quinta-feira (21). A publicação, apesar de não citar, é uma reação às críticas feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que reuniu embaixadores de vários países para atacar a apuração.

“O sistema eletrônico de votação é utilizado em mais de 40 nações para a realização de diversos tipos de eleições. Desde que o processo eleitoral brasileiro passou a utilizar urnas eletrônicas, o sistema não apresentou qualquer indício de problema que comprometa a sua confiabilidade”, consta de trecho da nota.

A manifestação ocorre após o Ministério Público, Ordem dos Advogados e outras entidades de Mato Grosso já terem se posicionado em defesa do sistema eleitoral. Vale lembrar que o Tribunal de Justiça também compõe o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, estando, portanto, a par de como funciona a auditagem das urnas eletrônicas. 

Confira nota na íntegra:

O Poder Judiciário de Mato Grosso vem a público manifestar seu compromisso com a defesa da integridade do processo eleitoral, em função dos infundados ataques às instituições eleitorais.

O processo eleitoral brasileiro é respeitado em todo o mundo e conta com um sistema de verificação atenta de observadores internacionais e nacionais, além do Ministério Público Eleitoral, sob a presidência dos Tribunais Regionais Eleitorais e do Tribunal Superior Eleitoral - TSE.

O sistema eletrônico de votação é utilizado em mais de 40 nações para a realização de diversos tipos de eleições. Desde que o processo eleitoral brasileiro passou a utilizar urnas eletrônicas, o sistema não apresentou qualquer indício de problema que comprometa a sua confiabilidade.

O Judiciário mato-grossense reafirma o compromisso em defesa da democracia, bem como reconhece e saúda os esforços promovidos pelos Tribunais Eleitorais para dar ainda mais transparência e participação social ao processo preparatório das eleições.
 
 Imprimir