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29/07/2022 às 12:35 | Atualizada: 29/07/2022 às 13:10

Queda na confiança do comerciante em julho não reduz expectativas para 2º semestre

Leiagora

A pesquisa que mede a Confiança do Empresário do Comércio (Icec) em Cuiabá, divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e analisada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) apresentou leve recuo no mês de julho (-0,6%), após dois meses com alta consecutiva no índice.

No entanto, o resultado atual, que somou 137,4 pontos no mês, está 3,62% maior no comparativo com julho passado.

Os subíndices que se destacaram na comparação mensal e de forma positiva foram as Condições Atuais da Economia, com alta de 4,9% e o Nível de Investimento das Empresas, com uma variação mensal 4,2%.

Já na variação anual, os subíndices que demostraram destaque foram o Nível de Investimento das Empresas (18%) e as Condições Atuais da Economia (17,3%).

Segundo análise do IPF-MT, o desempenho positivo das vendas no varejo tem impactado de maneira favorável a percepção dos empresários sobre as condições atuais e futuras do comércio, assim como o desempenho das próprias empresas.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, também explica que a leve retração na pesquisa não precisa ser vista com preocupação.

Apesar de o Icec de julho apresentar variação negativa de 0,6%, este é o menor recuo entre os meses que também tiveram queda, demostrando que as oscilações são normais nos índices econômicos.

A pesquisa revela, ainda, que os resultados verificados na capital mato-grossense se mostram acima da média nacional, o que demonstra um bom desempenho no comércio local.

O momento favorável do setor também pode ser verificado na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do mês de julho, divulgado pelo IBGE, em que mostra Mato Grosso com a maior taxa dentre os estados da Região Centro-Oeste e maior que a média nacional.

Para o segundo semestre, período em que se concentra as datas comemorativas mais importantes do comércio, a expectativa ainda é de melhora para o setor, segundo Wenceslau Júnior, “visto que as medidas de ampliação temporária da renda das famílias terão impacto positivo nas vendas no segundo semestre”.
 
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