Imprimir

Imprimir Notícia

02/08/2022 às 18:18

Semana Mundial da Amamentação: entenda os benefícios para o recém-nascido e para a mãe

Leiagora

O mês de agosto é marcado pela campanha nacional “Agosto Dourado” que tem como objetivo trazer ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. A amamentação é um momento de interação entre mãe e filho, além de trazer vários benefícios à saúde de ambos.

É nessa hora que o acompanhamento por um especialista é fundamental para que a mamãe tenha todas as informações e se sinta segura na hora de amamentar seu bebê. Pediatra e professora do curso de Medicina da Unic, Dalise Assad, alerta sobre a importância do aleitamento materno.

“Amamentar, além de prover alimento ao recém-nascido, é um ato de troca de afeto entre mãe e bebê. Por meio do aleitamento materno, o bebê recebe anticorpos que minimizam as chances do surgimento de alergias, infecções e problemas de saúde diversos, desde diarreia até meningite. Isso, sem esquecermos de falar da musculatura e dentes que são trabalhados e interferem positivamente na fala e respiração da criança”, diz.   
 
Quando falamos de primeira gestação, receber a orientação de um médico faz toda a diferença. “Entender a importância da amamentação e como ter uma pega adequada devem estar na lista básica das mamães de primeira viagem. Uma rede de apoio à mamãe também é essencial para o sucesso da amamentação”, explica a pediatra. 
 
Com todos esses cuidados, a amamentação se torna ainda mais prazerosa neste vínculo de amor entre mãe e filho. Além disso, o bebê pode usufruir dos benefícios para a saúde tanto na infância, quanto na vida adulta. A recomendação é que o bebê seja alimentado apenas com leite materno até os seis meses de idade, quando tudo ocorre normalmente. Isso é fundamental para que a criança tenha um bom desenvolvimento, com sistema imunológico bem formado, evitando problemas de saúde provenientes da má nutrição.
 
Confira três dicas para deixar esse momento ainda mais confortável e especial: 

Atenção: a dor na mama na hora da mamada pode ser um sinal de pega incorreta. Procure um pediatra ou consultor de amamentação para avaliação nesses casos; 

Quando amamentar, a mamãe deve estar tranquila, bem acomodada em uma cadeira e se sentir bem para curtir esse momento tão prazeroso.

Incentive a amamentação! Uma rede de apoio é essencial para que a amamentação tenha sucesso. A mulher que amamenta deve ser acolhida, ajudada e se sentir amada também. 

 
Assessoria
 
 
 Imprimir