Imprimir

Imprimir Notícia

08/08/2022 às 11:15 | Atualizada: 08/08/2022 às 12:03

Bombeiros resgatam urutau, conhecida como a 'ave fantasma'

Denise Soares

Um urutau, popularmente apelidado de "ave fantasma", foi resgatado ferido em uma chácara no município de Alta Floresta. Segundo o Corpo de Bombeiros, que divulgou o resgate nesta segunda-feira (8), um morador pediu o resgate pois a ave estava em risco na propriedade.

De acordo com os bombeiros, o dono da chácara percebeu que a ave estava com um ferimento na garra e na asa, mas não sabia informar a espécie do animal.

Conforme os bombeiros, os urutaus são um grupo de aves noturnas que pertencem ao gênero nyctibius, da família nyctibiidae e ordem nyctibiiformes.
 
Também são chamados de 'mãe-da-lua' e 'emenda-toco'.
 
Os militares fizeram a captura e encaminharam para a Secretaria de Meio Ambiente (Sema).


 
Curiosidades
 
Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o mãe-da-lua-gigante, ou urutau, é um dos mestres na arte da camuflagem na floresta.
 
É uma ave versátil e pode ser encontrada desde o México até o Sul do Brasil. Atualmente, são conhecidas cinco espécies de urutaus distribuídos em todo o País.
 
O pássaro possui hábitos exclusivamente noturnos, não faz ninhos, prefere caçar voando ao entardecer, e capturar insetos em pleno voo.

O canto varia de longos e finos assovios a gritos guturais, e pode ser assustador à noite, por isso gera muitas lendas sobre sua aparição.
 
Lendas populares entre os ribeirinhos da Amazônia dizem que quando a ave canta é uma manifestação do espírito da noite.

O momento indica que é hora das crianças se recolherem e ficarem quietas, senão serão levadas para outro mundo.
 
 Imprimir