Imprimir

Imprimir Notícia

10/08/2022 às 18:23

Projeto forma brigadistas indígenas em Mato Grosso

Leiagora

O Instituto Kurâdomôdo Cultura Sustentável concluiu, no domingo (7), a Capacitação e Estruturação de Brigadas Indígenas Xavante e Boe Bororo. O curso implementado com recursos do Programa REM/MT contou com treinamento físico indígena e aulas teóricas e práticas de combate aos incêndios florestais. A formação teve carga horária de 50 horas.

Os candidatos da etnia Bororo, da Terra Indígena (TI) Meruri, localizada nos municípios de Barra do Garças e General Carneiro, foram recrutados por meio de processo seletivo.

Ao todo, 18 indígenas participaram do curso de formação e um indígena como ouvinte, sendo que 16 alcançaram a nota necessária para a formação. O curso foi realizado no laboratório de informática da Escola Municipal São João Batista, em General Carneiro.

Os indígenas participaram de aulas teóricas sobre EPI Florestal; treinamento físico indígena (TFI); aulas práticas de montagem, operação, transporte e uso material motomecanizado para MIF e Combate a incêndio florestal (CIF); e também em ações como o uso do fogo em combate a incêndios florestais, corte de árvore e uso de motosserra, uso de material de sapa e roçadeira, abafador, bomba costal e soprador costal; teoria e prática de primeiros socorros, e uso de aplicativos gratuitos para uso em MIF e CIF.

Foram realizadas também a sessões de cinema, em que foram projetados filmes sobre manejo integrado do fogo (MIF), produzidos pelo ICMBio e Prevfogo e o filme CIF: ‘Somente os bravos’. Foi discutida a importância e a elaboração do Plano de Proteção Contra Incêndios Florestais (PPCIF) para a TI Meruri e foi feita a montagem e operação da carretinha para CIF com 1000 litros de água e motobomba.

“Na oportunidade entregamos o veículo, carretinha e todos os ECIF, bem como os manuais e documentos (POPs, mementos, ficha de controle de veículo) que serão utilizados pela brigada, ao cacique Osmar da TI Meruri”, destacou a
 diretora do Instituto Kurâdomôdo, Cleide Arruda.

A capacitação teve o apoio da Prefeitura Municipal de General Carneiro, com a cessão da Escola Municipal São Joao Batista.
 
Assessoria
 
 Imprimir