Imprimir

Imprimir Notícia

16/08/2022 às 08:45

Auxílio começa a ser pago para 185 taxistas em Cuiabá e Várzea Grande

Denise Soares

Taxistas de Cuiabá e Várzea Grande recebem nesta terça-feira (16) as duas primeiras parcelas do Auxílio Taxista, benefício emergencial para compensar o aumento dos combustíveis neste ano.

Como cada parcela equivale a R$ 1 mil, cada motorista receberá R$ 2 mil neste mês.

Segundo levantamento feito pelo Leiagora, a Prefeitura de Cuiabá cadastrou 92 taxistas na capital, que conta com 604 permissionários.
 
Em Várzea Grande, na região metropolitana, foram cadastrados 93 motoristas. A Prefeitura de Várzea Grande disse que 33 taxistas ficaram de fora por falta de documentação.
 
De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, terão direito ao benefício os motoristas de táxi com Carteira Nacional de Habilitação válida e alvará para prestação do serviço cadastrado nas prefeituras em vigor no dia 31 de maio de 2022.

Não será necessária qualquer ação por parte dos taxistas. Em caso de dúvidas, o motorista deve entrar em contato com a prefeitura para verificar o cadastro municipal. A prestação das informações caberá inteiramente às prefeituras.
 
As prefeituras terão nova chance, de 20 de agosto a 11 de setembro, para enviar os dados. Nesse caso, o pagamento começará na terceira parcela, sem direito a valores retroativos.

O Ministério do Trabalho e Previdência, no entanto, não descarta a possibilidade de prorrogar o prazo, se necessário.
 
O dinheiro será depositado nas contas poupança sociais digitais e poderá ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite a compra em lojas virtuais cadastradas, o pagamento de contas domésticas e a transferência para qualquer conta bancária.
 
O beneficiário precisará movimentar os recursos em até 90 dias após o depósito. Caso contrário, o dinheiro voltará para o caixa da União.
 
Criado pela emenda constitucional que criou estado de emergência por causa da alta do preço dos combustíveis, o Auxílio Taxista será pago até dezembro. A emenda elevou benefícios sociais e instituiu auxílios emergenciais até o fim do ano.
 
 Imprimir