Imprimir

Imprimir Notícia

18/08/2022 às 09:15 | Atualizada: 18/08/2022 às 11:43

Incêndio no Parque do Cristalino pode ter sido causado por aeronave, diz delegado

Denise Soares

O incêndio que atinge o Parque Estadual Cristalino II, localizado entre os municípios de Novo Mundo e Alta Floresta, pode ter sido causado por uma aeronave que pousou no local, de acordo com o delegado responsável pelas investigações Lucas Lélis.
 
De acordo com o Observatório Socioambiental de Mato Grosso (Observa-MT), o fogo começou no sábado (13) e ainda não foi totalmente controlado.
 
“No sábado os moradores observaram uma movimentação estranha de uma aeronave que pousou na região onde já havia indício de desmatamento e logo após decolou. Após essa decolagem, o incêndio começou. Então, a princípio, haveria uma ligação entre a movimentação dessa aeronave e as chamas”, declarou o delegado.
 
Equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Polícia Civil já estiveram no local e deverão fazer a notificação do responsável.
 
A unidade de conservação ameaçada pelo avanço do desmatamento e incêndios florestais é também alvo de imbróglio judicial sobre sua extinção.
 
A área em chamas fica dentro do parque, distante pouco mais de 1 km da divisa com o Parque Cristalino I, e a 5 km de distância da divisa com a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Cristalino I (a oeste).
 
Segundo o Observa-MT, a área atingida pelo fogo alcançava mais de 800 hectares. A área está inserida em imóvel rural inscrito no Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar), sobreposto ao Parque Cristalino II.
  
Extinção
 
Um acórdão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) determinou a extinção do Parque Estadual Cristalino II, no Norte do estado, que protege 118 mil hectares em área considerada prioritária para conservação na Amazônia.
 
De acordo com a decisão judicial, devido a não realização de consultas públicas, o governo do MT deverá anular o decreto, de 2001, que criou o parque. O Ministério Público recorreu contra a decisão.
 
O parque
 
O Parque Estadual do Cristalino II tem 118 mil hectares, localizado nos municípios de Novo Mundo e Alta Floresta. Com dezenas de espécies endêmicas, por isso, é considerado área prioritária na conservação da Amazônia.
 
Junto com o Parque Estadual Cristalino I (66.900 hectares), totaliza 184.900 hectares de natureza, essencial para a manutenção de uma vida digna e sadia da população. 
 
 Imprimir