Imprimir

Imprimir Notícia

25/08/2022 às 14:59 | Atualizada: 25/08/2022 às 15:12

Com 18 votos, Chico é eleito presidente da Câmara de Cuiabá

Kamila Arruda

Com 18 votos, o vereador Chico 2000 (PL) foi eleito presidente da Câmara de Cuiabá na tarde desta quinta-feira (25). Apesar de estar no seu quinto mandato, o parlamentar nunca havia assumido o comando do Legislativo da Capital. O resultado já era esperado, tendo em vista as articulações registradas nas semanas que antecederam o pleito. Ele foi o único a registrar chapa para a disputa, intitulada “Independência e Harmônia”.

Apenas cinco parlamentares votaram contra a chapa encabeçada por Chico. Trata-se tenente-coronel Marcos Paccola (Republicanos), Demilson Nogueira (PP), sargento Joelson (PSB), Michelly Alencar (União) e Nilson Portela (Podemos). O vereador Felipe Correa (Cidadania), que assumiu a cadeira do titular Diego Guimarães (Republicanos) nesta quinta-feira (25), optou por se abster da votação. Além disso, Eduardo Magalhães (Republicanos) não compareceu à sessão, o que no final totalizou 24 votos. 

Dos vereadores que votaram contra, Demilson e Joelson eram do bloco independente da Casa de Leis e tentavam construir uma chapa alternativa para concorrer a Mesa Diretora. Inicialmente, o grupo tinha seis vereadores. Com o tempo, a maioria foi cooptada pela base governistas e acabaram votando na chapa encabeçada pelo parlamentar liberal.

De última hora, eles até tentaram viabilizar uma chapa a fim de evitar que Chico fosse o único na disputa a registrar chapa, mas não conseguiram viabilizar diante da licença de alguns vereadores titulares.

Chico irá comandar o Parlamento Cuiabano pelos próximos dois anos. A posse ocorre em 1º de janeiro. Além dele, ainda integrarão a Mesa Diretora o vereador Adevair Cabral (PTB), como primeiro-secretário; o vereador Wilson Kero Kero (Podemos) como segundo-secretário; o vereador Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania) como primeiro vice-presidente; e ainda sargento Vidal (MDB) como segundo vice-presidente.

Confira como cada um votou:

SIM

Chico 2000
Adevair Cabral (PTB)
Didimo Vovô (PSB) 
Edna Sampaio (PT) 
Paulo Henrique (PV)
Lilo Pinheiro (PDT)
Juca do Guaraná (MDB)
Dr Luiz Fernando (Republicanos)
Cezinha Nascimento (PL)
Ricardo Saad (PSDB)
Kássio Coelho (Patriota)
Licinio Monteiro
Marcrean Santos (PP)
Marcus Brito Jr. (PV)
Mário Nadaf (PV)
Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania)
Sargento Vidal (MDB)
Wilson Kero Kero (Podemos)

NÃO

Michelly Alencar (União)
Tenente Coronel Paccola (Republicanos)
Demilson Nogueira (PP)
Sargento Joelson (PSB)
Nilson Portela (Podemos)** 

AUSENTE

Eduardo Magalhães (Republicanos)

ABSTENÇÃO

Fellipe Corrêa (Cidadania)*

*suplente Diego Guimarães (Republicanos)
**suplente Dilemario Alencar (Podemos)
**suplente de Pastor Jefferson (PSD)
 
 Imprimir