Imprimir

Imprimir Notícia

26/08/2022 às 17:40

Polícia prende três homens por furto e receptação de cabeamento de energia em VG

Rodrigo Maciel Meloni

Três pessoas foram presas nesta sexta-feira (26) em flagrante por furtos e derretimento de cabos de cobre e reciclagem dos produtos. Segundo a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande (Derf-VG), dois membros do grupo atuavam no furto, enquanto o dono de uma empresa ficava responsável pela receptação.

Após policiais receberem denúncia de que dois homens estavam derretendo cabos de cobre em uma residência no bairro Capão do Pequi, furtados de uma empresa no Distrito Industrial. Imediatamente após a comunicação dos fatos, a equipe de investigadores foi até o endereço, onde flagraram os dois suspeitos em posse de aproximadamente 30 metros de cabeamento para rede elétrica, furtados da empresa durante a madrugada. 

No local, foram constatados vestígios da queima do cabeamento de cobre, ficando claro o modo de ação dos criminosos, que furtam os cabos e imediatamente derretem o cobre, para auferir um lucro maior na venda do material, já que os receptadores pagam um preço maior se o material estiver “limpo”, ou seja, sem vestígios da procedência, dificultando a identificação. 

Questionados, os suspeitos confessaram a prática criminosa, indicando também o receptador dos produtos. Em continuidade às diligências, os policiais foram até a empresa de reciclagem responsável pela receptação, onde o proprietário confessou ter comprado o material de origem ilícita dos suspeitos. Em buscas na empresa, foram apreendidos cinco quilos de cobre derretido. 

A representante da empresa vítima de furto relatou que o furto vinha acontecendo há três dias. Durante a madrugada, os suspeitos arrombaram o cadeado do portão e invadiram o local, destruindo a caixa do padrão de energia e subtraindo todo cabeamento. 

Os suspeitos ainda escalaram os postes, de aproximadamente seis metros de altura, e furtaram refletores e cabeamentos de baixa tensão, causando um prejuízo aproximado de R$ 10 mil, e teriam deixado separado alguns metros de cabo, demonstrando que iram retornar para dar prosseguimento à série de furtos. 
 
 Imprimir