Imprimir

Imprimir Notícia

12/09/2022 às 09:33

Príncipe Harry fala pela primeira vez sobre morte da avó: 'minha bússola'

Do G1

O príncipe Harry prestou nesta segunda-feira (12) uma homenagem à rainha Elizabeth II, a quem ele se referiu como sua "bússola", e prometeu "honrar" seu pai em seu novo papel como rei Charles III.

Em sua primeira reação pública desde a morte da rainha na quinta-feira, Harry, 37 anos, que abandonou a monarquia em 2020, afirmou que é "eternamente grato" a sua avó que sente "muita saudade".

"Vovó, este momento da partida final nos traz grande tristeza, mas sou para sempre grato por todos os nossos primeiros encontros - desde as minhas memórias da minha primeira infância com você, passando por lhe encontrar pela primeira vez como minha Comandante-em-chefe até quando você encontrou minha querida esposa e abraçou seus bisnetos amados", declarou.

No fim de semana, Harry visitou um local de homenagens à avó em frente ao Castelo de Windsor acompanhado de sua esposa, Meghan Markle, e dos agora príncipes de Gales, William e Kate.

Homenagens

Veja como será o protocolo nos próximos dias:

12 de setembro - segunda-feira - O caixão com o corpo da rainha sairá Holyroodhouse para a Catedral de St. Giles, também em Edimburgo. O rei Charles III e outros membros da Família Real participarão de uma procissão e assistirão uma cerimônia na catedral.

13 de setembro - terça-feira - O caixão com o corpo de Elizabeth II segue de avião para o aeroporto de RAF Northolt, em Londres, na Inglaterra. O caixão da rainha será então transportado para o Palácio de Buckingham, por estrada.

14 de setembro - quarta-feira - Pela tarde, o caixão será transportado em uma carruagem do Palácio de Buckingham ao Palácio de Westminster, onde o corpo da rainha repousará até a manhã do dia do funeral. Durante esse período, o público também terá a oportunidade de visitar o Westminster Hall para prestar suas homenagens à rainha.

19 de setembro - segunda-feira - Finalmente, o caixão será levado em procissão do Palácio de Westminster até a Abadia de Westminster, onde acontecerá o Funeral de Estado.
 
 Imprimir