Imprimir

Imprimir Notícia

16/09/2022 às 14:04 | Atualizada: 16/09/2022 às 14:13

Medeiros estuda propor PL que permite convocação de CACs para guerra

Paulo Henrique Fanaia

O deputado federal José Medeiros (PL) pretende propor um Projeto de Lei que permita que as Forças Armadas convoquem pessoas listadas como Colecionadores, Atiradores desportivos e Caçadores (CAC) para lutar a favor do país, em caso de guerra declarada. A ideia surge em meio ao que o parlamentar chama de "uma verdadeira cruzada" da mídia e do Supremo Tribunal Federal (STF) contra a política de armar a população feita pelo governo federal.
 
“Tenho observado na mídia petista uma verdadeira cruzada contra as armas e principalmente contra os CACs. Recentemente, o ministro Facchin fez uma medida que é uma extensão dessa pauta de imprensa perseguindo os CACs. Eu pedi pra minha equipe um projeto pra gente fazer o seguinte: assim como tem os reservistas que são convocados quando o Brasil precisar, em caso de guerra, esse projeto autorizaria o governo a chamar todos os CACs. Isso é importante porque é uma força totalmente treinada que está em constante treinamento”, diz o deputado, em vídeo postado nas redes sociais na noite dessa quinta-feira (15).
 
No dia 5 deste mês, o ministro Luiz Edson Facchin, do STF, concedeu três liminares que restringem os efeitos dos decretos emitidos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que facilitavam a compra e posse de armas de fogo e aquisição de munições. Na prática, a decisão suspende a eficácia de normas que aumentam o número de munições que podem ser compradas mensalmente e trechos que autorizam os CACs a comprar e portar armas de uso restrito.
 
Segundo Medeiros, atualmente o Brasil tem mais de 1 milhão de pessoas registradas como CACs e que não se furtariam em ajudar o país em tempos de guerra.


 
 
 Imprimir