Imprimir

Imprimir Notícia

22/09/2022 às 17:54 | Atualizada: 22/09/2022 às 18:15

Ritela apresenta proposta para pagamento único do IPVA em MT

Da Redação - Alline Marques / Reportagem local - Katiana Pereira

O pastor Marcos Ritela (PTB), candidato ao governo do Estado, apresentou uma proposta que promete alterar a cobrança do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA). Ao invés do pagamento anual do tributo, a ideia é que o imposto seja pago apenas uma única vez, no emplacamento do veículo, e então ele seria zerado. A proposta foi apresentada durante evento com empresários do comércio. 

“Queremos iniciar um ambiente de negócio que nunca houve, zerar IPVA, pagar apenas na compra do veículo. Este é um projeto embasado com juristas, muito bem pautado, com segurança jurídica. 
Foi feito um estudo para isto e temos o exemplo de Minas Gerais reduziu imposto, enquanto nosso governoaumentou em plena a pandemia, é uma vergonha. Vamos criar este ambiente de negócio favorável", afirmou. 

O candidato petebista revelou ainda que as cidades do baixo Araguaia acabam emplacando os veículos em Goiás, porque o IPVA lá é mais barato.


O candidato ao governo de Mato Grosso explica como isso será possível sem cair em crime de responsabilidade fiscal. “O fato gerador do IPVA é a propriedade de veículo automotores, ou seja, o domínio útil ou a posse de veículos automotores registrados e licenciados. O que pretendemos fazer é uma vez o cidadão pagando o IPVA, vamos alterar o fato gerador com a hipótese de incidência do IPVA, uma vez pago não há necessidade de pagar nos próximos anos novamente. Esse sistema já acontece nos EUA e funciona muito bem", ressaltou.

Ainda de acordo com Ritela, outra hipótese é a isenção do IPVA caso o proprietário permaneça com a titularidade. Com isso, enquanto o condutor tiver posse do veículo não há necessidade de pagar novamente o imposto.

Com isso, segundo o bolsonarista, será criado um ambiente de negócio dentro do estado de Mato Grosso. "Vamos trazer o Brasil para dentro de MT, de que forma, hoje o número de veículos emplacados em Minas Gerais é muito alto, porque o governador Romeu Zema, muito inteligente, reduziu o IPVA, e nós vamos zerar o IPVA, o Brasil vai vir para Mato Grosso, iremos atrair as frotas de veículos, caminhões, e redes de locadoras para nosso  estado, além da grande circulação de veículo em função da diminuição do tributo, beneficiando todas as empresas e indústrias e aos cidadãos que já possuem o veículo no Estado", afirmou. Ritela.

Ainda de acordo com o candidato ao governo de MT, a compensação da perda de arrecadação direta com o IPVA será substituída pela grande quantidade de empresas que adquirirem veículos no estado.
 
 Imprimir