Imprimir

Imprimir Notícia

26/09/2022 às 11:32 | Atualizada: 26/09/2022 às 11:54

Ouriço é encontrado desidratado e passa por tratamento em clínica

Denise Soares

Um ouriço-cacheiro ou ouriço-terrestre foi resgatado, nesse domingo (25), ao ser encontrado com suspeita de desidratação no distrito de Porto Jofre, em Poconé, no Pantanal mato-grossense.
 
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), o ouriço foi entregue à pasta depois de parecer sofrer um quadro de cansaço excessivo e fraqueza por estar desidratado. 
 
O animal foi encaminhado a uma clínica que possui convênio com a Sema, em Várzea Grande.
 
Foram aplicados medicamentos: antibiótico, analgésico, anti-inflamatório. Nesta segunda-feira (26) serão feitos exames complementares para melhor avaliação do quadro geral.
 
Enquanto isso, ele está sob a tutela da Sema. O retorno à natureza é a prioridade da pasta, porém o futuro do ouriço será decidido após o tratamento.
 
Famoso pelos espinhos, o ouriço-cacheiro é uma espécie de hábitos noturnos e solitário. Ele é encontrado nas copas das árvores ou em emaranhados de cipós.

A estratégia de defesa é se esconder entre cipós altos, de até 15 metros de altura. O hábito dá origem ao nome popular já que, no dicionário, cachar significa esconder-se, ocultar-se.
 
 Imprimir