Imprimir

Imprimir Notícia

28/09/2022 às 09:45 | Atualizada: 28/09/2022 às 09:57

Vídeo | Operação apreende eletrônicos e material de fake news contra governador

Leiagora

Uma operação apreendeu equipamentos eletrônicos e material de fake news na manhã desta quarta-feira (28), em Rondonópolis. Segundo a Polícia Federal e a Polícia Civil, a operação Misinform cumpriu mandado de busca e apreensão contra uma pessoa investigada por espalhar conteúdos falsos contra o governador Mauro Mendes (União), candidato à reeleição, e a família dele.

O mandado foi cumprido pela equipe da Polícia Federal em Rondonópolis, com apoio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos da Polícia Civil.

Durante o cumprimento das buscas, realizadas por policiais civis e federais em uma residência em Rondonópolis, foram apreendidos diversos aparelhos celulares, chips de telefonia móvel, cartões de memória, notebooks e material de fake news, como vídeos.




Três pessoas foram conduzidas de forma espontânea e serão ouvidas em Rondonópolis. 

O alvo do mandado de busca e apreensão, deferido pela Justiça Eleitoral em Rondonópolis, reside em um bairro nobre da cidade. Na casa foram encontrados diversos materiais direcionados à propagação de fake news contra Mendes.

Essa pessoa trabalha justamente com a divulgação de material de marketing para políticos e empresas, especialmente por meio do aplicativo WhatsApp.

Misinform significa desinformação em grego.

A propagação de notícias falsas configura crimes de calúnia e difamação eleitoral.

O mandado de busca e apreensão cumprido pela PF foi expedido pelo Juiz da 46ª Zona Eleitoral de Rondonópolis, Wanderlei José dos Reis, após análise de representação oriunda da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos de Cuiabá/MT, que noticiou que duas pessoas estariam veiculando Fake News por meio de números telefônicos.
 
 Imprimir