Imprimir

Imprimir Notícia

10/10/2022 às 11:58 | Atualizada: 10/10/2022 às 12:17

Mais de 1,7 mil atletas disputam a 29ª Edição do Campeonato Pixote

Leiagora

Mais de 1.750 atletas disputam uma das oitos modalidades da nova edição do Campeonato Pixote, após quatro anos com as atividades suspensas.  A abertura oficial da competição foi realizada no sábado (8), Ginásio Poliesportivo Dom Aquino, em Cuiabá. 

O evento esportivo é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá e demais parceiros. Os mais de 1,7 mil estudantes são das redes públicas e privadas, não só da Capital, como de Várzea Grande e Santo Antônio de Leverger. 

“Isso contribui para a retirada de meninos e meninas das ruas. Vamos trabalhar cada vez mais para deixar marcada uma gestão que trabalha pelas pessoas e para as pessoas”, declarou o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluísio Azevedo.

Nesta edição, o campeonato contará com competições em modalidades esportivas com faixa etária entre 5 e 14 anos, são elas: voleibol, basquetebol, futebol, handebol, futsal, judô, natação e xadrez. Os atletas vão disputar nas categorias Pixote (5 e 6 anos), Mamadeira (7 e 8 anos), Fraldinha (9 e 10 anos), Mirim (11 e 12 anos) e Infantil (13 e 14 anos).

O campeonato deste ano também traz mais uma novidade, a inclusão de atletas com deficiência que participarão das modalidades paralímpicas. Poderão competir estudantes da rede municipal, estadual e particular de ensino, além dos clubes, desde que façam o credenciamento.

Sua última edição foi realizada em 2018, com disputas em quatro modalidades, reunindo crianças e adolescentes, entre 6 e 14 anos, com equipes masculinas e femininas de futebol.

O Pixote retoma as atividades com o objetivo de promover a integração social e o desenvolvimento integral dos jovens e adolescentes, por meio do incentivo da prática desportiva. Os jogos serão realizados no período de 10 de outubro a 10 de novembro.

“O Campeonato Pixote que teve início em 1986, se tornou uma das mais famosas e tradicionais competições infanto-juvenil da grande Cuiabá. Após não ser realizado nos últimos anos, estamos resgatando essa competição incentivando e apoiando os nossos pequenos esportistas”, finalizou o secretário.

 
Com informações da Prefeitura de Cuiabá
 
 Imprimir