Imprimir

Imprimir Notícia

14/10/2022 às 12:32 | Atualizada: 14/10/2022 às 12:39

Garimpo ilegal é descoberto no Centro Histórico de Cuiabá

Eloany Nascimento

A Secretaria Municipal de Ordem Pública de Cuiabá (Sorp) embargou uma obra localizada ao lado da Escadaria do Beco Alto, Centro Histórico da Capital, diante da suspeita de que um garimpo ilegal estava funcionando no local. Próximo à Praça da Mandioca, a obra estava com o chão todo escavado e muito entulho ao redor.

De acordo com o secretário da pasta, Leovaldo Sales, a denúncia da obra irregular foi feita por um servidor do Instituto Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) e moradores da região.

“Fui informado que esta obra completamente irregular estava sendo realizada aqui, com remoção de material no período da noite e madrugada, principalmente aos fins de semana e a mão de obra empregada era de pessoas em vulnerabilidade social", disse.

Com outras denúncias e reclamações de que alguns bancos teriam sido furtados próximo ao beco do Candieiro, os fiscais foram investigar,  e averiguaram que os objetos foram embarcados em um caminhão. Foi quando encontraram as escavações. 

Segundo a secretaria, o embargo da obra já foi realizado e o prazo legal será dado ao responsável para que ele comprove que tem licença e acompanhamento de um responsável técnico. O mesmo deverá explicar para o poder público municipal sobre o estrago causado no Centro Histórico da Capital.

Segundo a Sorp, o Iphan, a Polícia Judiciária Civil e Polícia Federal serão notificados sobre o garimpo ilegal para que promovam fiscalização e expliquem a sociedade o estrago ambiental e sobre a suspeita de trabalho análogo a escravidão. 

O laudo do impacto ambiental deve ser emitido nos próximos dias.  
 
 Imprimir