Imprimir

Imprimir Notícia

12/11/2022 às 09:22

Várzea Grande autoriza construção de mais duas Unidades Básicas de Saúde

Eloany Nascimento

Uma Ordem de Serviço foi assinada para dar início à construção de mais duas Unidades Básicas de Saúde nos bairros Jardim Maringá I e São Mateus II,em Várzea Grande. O orçamento está previsto no valor de R$ 1 milhão que será disponibilizado por meio de recursos próprios.

O documento foi assinado na quinta-feira (10) pelo prefeito Kalil Baracat e o secretário municipal de Saúde, Gonçalo Aparecido de Barros. De acordo com o gestor municipal é necessário fortalecer a atenção básica, secundária e terciária.

“Temos 22 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Vamos construir mais estas duas unidades e até o final do meu mandato há perspectiva de mais cinco. Com isso, queremos avançar na promoção e prevenção à saúde, evitando o agravamento de doenças como diabetes, hipertensão, tabagismo e Infecções Sexualmente Transmissíveis, além de fortalecer a vacinação”, disse.

Conforme o secretário da pasta, o Ministério da Saúde deu aval ao município, por meio de portaria. “Com o aval vamos poder credenciar 46 novas equipes de Saúde da Família. Isso significa que a cobertura populacional estimada saltará de 39% para 70%”, explicou.

Atualmente as UBS realizam a assistência integral em atividades de promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde aos indivíduos e famílias e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços.

De acordo com o Superintendente de Atenção Primária à Saúde, Geovane Renfro, as novas unidades vão oferecer diversos serviços. “O cidadão pode comparecer na unidade para tratamento de traumas leves, sintomas leves de gripe, tonturas, dor abdominal leve, mal-estar, conjuntivite, início de febre, entre outros”, detalhou.

 
Com informações da Prefeitura de Várzea Grande
 
 Imprimir