Imprimir

Imprimir Notícia

17/11/2022 às 09:12 | Atualizada: 17/11/2022 às 18:10

Delegado de MT que assinou relatório sobre manifestações participará de reuniões com equipe de transição de Lula

Leiagora

O delegado-geral de Mato Grosso e presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia (CONCPC), Mário Dermeval Aravechia de Resende, será convocado para participar de reuniões da equipe de transição do governo Lula (PT) na área de Segurança Pública. 

O delegado assinou o relatório que aponta os financiadores das manifestações que cobram a investigação da eleição, principalmente, com relação à segurança das urnas eletrônicas, mas não foi o responsável por investigar. A assinatura consta do documento por ele ser o delegado-geral da PJC. 

"A Polícia Civil de Mato Grosso esclarece que não foi aberta investigação pela instituição a respeito dos bloqueios nas rodovias do estado. A instituição produziu um relatório, pela Diretoria de Inteligência, sobre os bloqueios, a fim de atender a uma ordem judicial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que encaminhou a mesma determinação a todas as Polícias Civis das 27 unidades da federação. O relatório foi encaminhado ao TSE na semana passada", diz a nota encaminhada pela PJC ao Leiagora

A Polícia Judiciária Civil também informou que Dermeval participará das reuniões com a equipe de transição apenas como presidente do Conselho Nacional dos Chefes e Diretores das Polícias Civis (CONCPC) para apresentar as demandas das Polícias Civis do país . Essa reunião deve ocorrer na próxima semana. Porém, não irá compor a equipe de transição. 

Em entrevista nessa quarta, o delegado havia informado que aguardava ser chamado pela equipe de transição. “Estamos aguardando a chamada. A equipe de transição da segurança pública feita pelo futuro governo federal foi uma das últimas a ser montada [...] e essa comissão a gente acredita que nos próximos dias nós seremos convocados a estar em Brasília prestando as satisfações a nível de polícia civil, as orientações do que nós entendemos que é o melhor caminho para que a polícia civil seja atendida de acordo com as suas demandas”, disse, nessa quarta (16), em entrevista ao Jornal do Meio Dia da TV Vila Real.

Dermeval assinou, como delegado-geral, um relatório enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) que contém as placas de 86 caminhões que estavam participando das manifestações no estado. Esse relatório foi um dos que embasou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que bloqueou as contas bancárias de 42 empresas e empresários de Mato Grosso.

Matéria atualizada e corrigida às 18h07
A princípio a reportagem informou que o delegado iria compor a equipe de transição, mas ele apenas participará de reunião como presidente do 
Conselho Nacional dos Chefes e Diretores das Polícias Civis. Além disso, ele não foi o responsável direto pelas investigações, mas assinou o documento. 
 
 Imprimir