Imprimir

Imprimir Notícia

17/11/2022 às 15:00 | Atualizada: 17/11/2022 às 15:08

Prefeito descarta tornar obrigatório o uso de máscaras novamente em Cuiabá

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), descartou, por ora, decretar a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial novamente, como forma de prevenção à proliferação da covid-19 no município.

O emedebista afirma que a Capital ainda não registrou nenhum caso da nova subvariante BQ.1, da variante ômicron do coronavírus, mas garante que tem acompanhado de perto o monitoramento que vem sendo feito pela Secretaria de Saúde.

“Eu estou muito preocupado com o comportamento dessa subvariante desse vírus aqui em Cuiabá, e diariamente eu converso com a Secretaria de Saúde sobre isso, com a Vigilância. Eles não me deram esse alerta ainda, mas se me derem eu vou reunir o Comitê de Enfrentamento à Covid-19”, disse à imprensa na manhã desta quinta-feira (17).

No entanto, afirma que, se houver necessidade, irá endurecer as normas sanitárias. “Por enquanto não há nenhuma mudança na programação, mas se houver necessidade, se houver agravamento, estamos prontos para tomar qualquer medida necessária”, completou.

Alguns estados brasileiros como Rio de Janeiro e São Paulo voltaram a adotar a obrigatoriedade do uso de máscaras devido à nova subvariante que foi identificada no país.

Na semana passada, inclusive, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) defendeu o incremento da vacinação, a volta do uso de máscaras e outras medidas para evitar que o cenário atual de alta nos casos de covid-19 traga um possível aumento de internações, superlotação nos hospitais e mais mortes no futuro.
 
 Imprimir