Imprimir

Imprimir Notícia

22/11/2022 às 07:20 | Atualizada: 22/11/2022 às 07:37

Botelho reúne deputados nesta terça para tratar de Mesa Diretora

Kamila Arruda

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Eduardo Botelho (União), se reunirá com os demais deputados estaduais, na noite desta terça-feira (22), para dar continuidade na discussão em torno da eleição da nova Mesa Diretora do Parlamento. O pleito ocorrerá em 1º de fevereiro de 2023, logo após a posse dos parlamentares eleitos este ano.

A reunião será norteada pelo resultado da consulta que o União Brasil fez ao Supremo Tribunal Federal (STF), a qual embasará a candidatura ou não de Botelho à reeleição.

“Já temos o resultado da consulta, mas primeiro eu vou comunicar aos deputados, vamos fazer uma reunião amanhã a noite, vamos ter um jantar na casa da deputada Janaina, e vamos comunicar a todos eles a decisão e discutir o encaminhamento”, disse o parlamentar, que não quis informar qual foi o posicionamento a Corte Suprema sobre o assunto.

Pouco depois de ter sido reeleito deputado estadual neste ano, Botelho, através do União Brasil, protocolou uma consulta no STF a respeito da possibilidade de ele ser eleito novamente presidente da Casa de Leis para o próximo biênio.

A medida é reflexo de uma decisão, do próprio Supremo, que retirou o deputado estadual do cargo, em fevereiro de 2021. O despacho foi dado pelo ministro Alexandre de Moraes, o qual apontou ilegalidade na recondução de parlamentares para os mesmos cargos da Mesa Diretora, dentro de uma mesma legislatura.

Botelho, contudo, retornou à presidência um ano após, sob força de uma liminar.
 
 Imprimir