Imprimir

Imprimir Notícia

03/12/2022 às 14:05

Para Juarez, solução para desmatamento é retirar de MT da Amazônia Legal e garantir reflorestamento

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

O deputado federal Juarez Costa (MDB) não acredita que o confisco de terras seja a melhor saída para coibir o desmatamento ilegal em Mato Grosso e no Brasil. Para o emedebista, o projeto de lei de sua autoria, que retira o estado da Amazônia Legal, pode solucionar esses entraves.

Isso, porque, segundo ele, a proposta prevê a recuperação de uma grande área. “A proposta que eu tenho que retira Mato Grosso da Amazônia Legal resolve todos os nossos problemas. Você tem hoje áreas que desmataram ilegalmente de 90% até a 80%. Você vai ter que trabalhar em 50% e recuperar os 30%. Então, nós vamos acabar reflorestando mais que derrubou”, explicou.

Segundo o parlamentar, ele já tem votos o suficiente para aprovar a matéria, e aguarda apenas o relator emitir o parecer para ela ser votada em plenário.

“Então acho que esse é o caminho, retirar Mato Grosso da Amazônia Legal. Não mexe com o Pantanal, não mexe com o Cerrado e você conserta, definitivamente, a área de transição, que é a área de floresta. Agora, falar de confisco de terras, essas palavras pesam um pouco e incomodam muita gente”, finalizou.

O posicionamento do emedebista, contudo, vai na contramão do governador Mauro Mendes (União), que nessa semana foi enfático ao defender o confisco de terras, e já declarou diversas vezes ser contrário à retirada de Mato Grosso da Amazônia Legal, principalmente, pelos incentivos que indústrias recebem. 


 
 
 Imprimir