Imprimir

Imprimir Notícia

06/12/2022 às 15:35

Lideranças tentam barrar Fávaro no Mapa com receio dele disputar governo em 2026

Kamila Arruda

A transição presidencial está movimentando as lideranças políticas mato-grossenses. Isso porque, poderá refletir diretamente no pleito municipal que ocorrerá daqui dois anos, e, mais ainda nas eleições gerais de 2026.

Tudo isso é reflexo da indicação do senador Carlos Fávaro (PSD) para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A ida do social-democrata para o primeiro escalão federal tem preocupado algumas figuras políticas, como o governador Mauro Mendes (União) e o senador Wellington Fagundes (PL) que, inclusive, estariam atuando para impedir que Fávaro seja efetivado ministro.

Eles estão receosos com a disputa ao governo do Estado de 2026, uma vez que, o Ministério fortaleceria o nome de Fávaro para a corrida rumo ao comando do Palácio Paiaguás daqui quatro anos. Isso porque, como não poderá mais disputar a reeleição, a intenção é Mendes disputar o Senado Federal, e Fagundes vir como candidato ao governo.

É bom lembrar que antes das eleições gerais de 2026, temos eleições municipais daqui a dois anos. O pleito pode nortear a situação política com dois anos de Lula e como estará perante a população, podendo influenciar resultados nos municípios e finalmente em 2026 nos estados.
 
 Imprimir