Imprimir

Imprimir Notícia

09/12/2022 às 16:40

Faissal diz que alta nota no Ideb justifica escolas militares em Mato Grosso

Katiana Pereira

O deputado estadual Faissal Calil (Cidadania) disse que aprova a ampliação das escolas militares em Mato Grosso. Segundo o parlamentar, a boa avaliação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), quando comparado às demais escolas públicas do Estado, justifica a ampliação do programa de ensino. 

‘É só você pegar as notas do Ideb, na avaliação, as escolas militares estão bem à frente das outras do estado. Então, pela qualidade da educação, pela disciplina, organização, eu sou sim a favor das escolas militares. Eu, o deputado Faissal, estudei em escola pública e sei a diferença da escola pública para a particular. É muito grande. E essa qualidade a gente vê nas escolas militares”, disse em entrevista ao Agora na Conti

O parlamentar disse ainda que as escolas militares atendem a um clamor da própria sociedade. “O filho quer, a mãe quer. Então o bem da família, para a formação de caráter, a escola militar é a melhor. É só ver as notas do Ideb, são as melhores. Se você quer seu filho estudando em uma escola de qualidade, é sim uma escola militar. Por isso, esse deputado é a favor”, ressaltou.  

Faissal disse ainda que ao recordar o seu período como estudante, percebe a importância de matérias que foram retiradas da grade curricular. “Eu estudei educação moral e cívica, OSPB, e isso fazia com que a gente tivesse um civismo maior, mais respeito pelos professores, que na época ganhavam bem. Temos que resgatar isso”, sugeriu. 

Veja aqui a íntegra da entrevista



Avaliação do Ideb 

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) divulgou que as escolas estaduais militares estão entre os melhores índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas públicas do Estado. 

Duas delas, Escola Estadual da Polícia Militar cabo Israel, localizada na cidade de Juara (cidade a 709 quilômetros a médio-norte da Capital) e a EE da PM soldado Adriana Moraes Ramos, em Lucas do Rio Verde (a 354 quilômetros ao norte de Cuiabá) conseguiram a nota 7,1 do Ideb das séries finais do ensino fundamental. 

A E.E. Tiradentes de Cuiabá, obteve o índice do Ideb de 6,4, o maior das escolas estaduais da Capital. A média do estado é de 5,6 para as séries finais.

As demais escolas obtiveram índices entre 6,4 e 6,8, também considerados excelentes. Somente duas escolas estaduais militares não pontuaram – Rondonópolis e Sorriso que não fizeram a avaliação.
 
 Imprimir